O serviço “Lighting” contém propriedades que você pode ajustar para atualizar e personalizar a iluminação global em uma experiência. Existem cinco categorias de propriedades de iluminação:
- Cor Configura a cor dentro da experiência.
- Intensidade Configura a intensidade ou quantidade de luz que atinge a Câmera.
- Sombras Configura como um usuário experimenta sombras dentro da experiência.
- Ambiente Configura as condições do mundo da experiência, como a hora do dia e a latitude geográfica.
- Tecnologia Configura a tecnologia de iluminação que o Studio usa para renderizar luzes e sombras.
Cor
Ambiente
A propriedade Ambient define um tom para a totalidade de uma experiência. Esta propriedade afeta a iluminação para ambientes externos e internos.
Ambiente Externo
A propriedade OutdoorAmbient define um tom para áreas ao ar livre de uma experiência. Isso pode ajudar a simular como a cor ambiental da iluminação da vida real muda ao longo do dia. Por exemplo, a luz do sol no início da manhã ou no final da tarde geralmente é mais quente e mais rosa e laranja, enquanto a tarde da noite geralmente é mais legal e mais azul e roxa.
Nas imagens a seguir, observe que a iluminação dentro da garagem e do café não muda como se você estivesse alterando a propriedade. “Ambient” [255, 150, 50][200, 150, 240][0, 175, 255]
ColorShift_Top
A propriedade ColorShift define uma tonalidade que reflete de superfícies voltadas para o sol ou a lua.[0, 100, 255][255, 60, 0]
ColorShift_Baixo
A propriedade ColorShift_Bottom define uma tonalidade que reflete de superfícies que estão voltadas para longe do sol ou da lua.
Nas imagens a seguir, observe a mudança de tonalidade na parede de arenito voltada para longe do sol.[255, 0, 220][0, 255, 190]
Esta propriedade é especialmente sutil. Se você não conseguir ver uma mudança na sua experiência, altere a propriedade Tecnologia para Compatibilidade e/ou aumente o valor de Brilho.
Intensidade
Brilho
A propriedade Brightness define a intensidade da iluminação. Isso pode ajudar a aumentar o contraste entre áreas brilhantes e sombras, simulando sol brilhante e clima mais quente.0.51.53.75
Compensação de Exposição
A propriedade ExposureCompensation aplica a exposição a uma experiência. A exposição é a quantidade de luz que atinge a Câmera.
Um valor menor é semelhante à sub-exposição na fotografia, enquanto um valor maior é semelhante à sobre-exposição.0-11.25
Sombras
Sombras Globais
Quando ativada, a propriedade GlobalShadows renderiza sombras.EnabledDisabled
Sombra Suave
A propriedade ShadowSoftness ajusta como as sombras são borradas de um valor de 0 (bordas duras) para 1 (bordas suaves).01
Ambiente
Tempo do Relógio e TimeOfDay
As propriedades ClockTime e TimeOfDay representam a hora do dia em horas, e estão diretamente relacionadas; se você mudar uma propriedade, a outra também mudará.
A única diferença entre essas propriedades é seu valor numérico; ClockTime representa o tempo de hora 0 até 24 enquanto TimeOfDay representa o tempo através de uma string / cadeia / textode 24 horas.0 = 00:00:006.3 = 06:18:0017 = 17:00:00
Observe que cada propriedade não segue a hora real do dia e não mudará durante uma experiência, a menos que seja alterada através de um script.
Latitude Geográfica
A propriedade GeographicLatitude representa a latitude geográfica em graus. Observe que, embora essa propriedade altere a posição do sol e da lua, ela não altera as propriedades ClockTime e TimeOfDay.
Escala de difusão de ambiente
A propriedade EnvironmentDiffuseScale determina a quantidade de luz ambiente derivada do ambiente.
Nas imagens a seguir, observe como a luz ambiente muda, especialmente dentro da cozinha da comprarde ramen.01
Escala Especular do Ambiente
A propriedade EnvironmentSpecularScale determina a quantidade de luz especular derivada do ambiente. Quando definido perto de um valor de 1, objetos lisos refletem melhor o ambiente e o metal parece mais realista.01
Tecnologia
A propriedade Technology determina o sistema de iluminação para renderizar o ambiente 3D. Existem quatro sistemas de iluminação disponíveis, em ordem de fidelidade e impacto de desempenho do mais alto ao mais baixo:
- Futuro Possui a tecnologia mais avançada para iluminação e sombras de alta fidelidade.
- Estende o suporte de sombra detalhado a todos os tipos de luzes, com tecnologia de sombra complexa para sombras solares e uma tecnologia de iluminação e sombra mais realista para luzes de ponto.
- Este é o modo de iluminação mais realista, mas sua alta fidelidade pode resultar em um impacto negativo no desempenho, especialmente em dispositivos de baixo nível.
- ShadowMap Possui mapeamento de sombras que produz sombras mais realistas e mais nítidas a partir da luz solar ou de fontes de luz direcionais. Para qualquer outro tipo de luz, como PointLights , ele usa grades de voxel com menos precisão e impacto no desempenho.
- Voxel Divide o mundo 3D em uma grade de voxel 4×4×4 para a contagem de luz e sombra.
- Cada voxel representa um pequeno volume cúbico de espaço. A grade contém informações sobre a presença de luz em cada voxel e ajuda a determinar como a luz interage com seu ambiente e objetos 3D.
- Fornece iluminação menos precisa e sombras mais suaves em comparação com técnicas mais avançadas de mapeamento de sombras, como ShadowMap .
- Apenas recomendado para dispositivos low-end.
- Compatibilidade (não recomendado) Simula a tecnologia legada obsoleta usando o sistema Voxel .
FutureShadowMapVoxelCompatibility
Fonte: https://create.roblox.com