Vento Global

O vetor GlobalWind define a direção e força que o vento sopra através de uma experiência, afetando grama de terreno e núvens dinâmicas . Você pode configurá-lo como um vetor constante ou ajustá-lo através de scripts para criar rajadas cíclicas de vento. Além disso, você pode influenciar partículas para seguir o vetor de vento global.

Para ver os efeitos do vento global em uma experiência, você precisará habilitar grama de terreno animada e / ou núvens dinâmicas.

Vetor de Vento Global

O vento global é controlado através do vetor GlobalWind é uma propriedade de WorKspace e você pode editá-lo diretamente no Studio ou configurá-lo através do script .

Para definir o vetor de vento global no Studio:

  1. Selecione o objeto de nível superior Workspace na janela Explorer 

2. Na janela Propriedades localize a propriedade GlobalWind e defina um valor X , Y e Z para sua direção e força.

    Influência de Partículas

    Partículas emitidas por um ParticleEmitter seguirão o vetor de vento global desde que a propriedade WindAffectsDrag do emissor seja ativada e sua propriedade Drag seja maior que 0. Fire e Smoke instâncias seguem o vetor de vento por padrão.

    Widget de direção do vento

    Para facilitar o ajuste do vento global, você pode usar o widget Direção do Vento , acessível na guia Visualização. O widget permite visualizar como o vento está soprando usando um modelo de “meia de vento,” e você pode definir dinamicamente a Velocidade do vento , Yaw e Pitch clicando no nome do aspecto desejado e deslizando o controle deslizante ao longo da parte inferior, ou você pode ajustar o yaw ou o pitch manipulando o anel verde e a seta azul na parte animada. Você também pode clicar e arrastar o widget para reposicioná-lo em qualquer lugar na janela3D.Ferramenta Direção do Vento indicada na aba Exibir do StudioWidget de direção do vento exibido na janela de visualização 3D do Studio

    Efeitos de Script

    Programar a propriedade GlobalWind abre uma série de possibilidades. Por exemplo, você pode usar a seguinte amostra de código para causar rajadas cíclicas de vento que facilitam a entrada e saída usando a função math.sin().

    Script - Gostos de Vento Cíclicolocal gustCycleDelay = 5  -- Duração máxima entre ciclos de rajadas em segundos
    local gustCycleDuration = 3.5  -- Duração de cada ciclo de rajadas em segundos
    
    -- Durante cada ciclo de rajadas, uma porção de "gusto" será adicionada ao "baseWind" de forma acelerada
    local baseWind = Vector3.new(5, 0, 2)  -- Velocidade e direção do vento base
    local gust = Vector3.new(25, 0, 10)  -- Velocidade e direção do gosto
    local gustIntervals = 100  -- Número de iterações usadas para contar cada intervalo de rajadas
    local dg = gustCycleDuration / gustIntervals
    local dgf = dg / gustCycleDuration
    
    -- Defina o vento global para o vento base inicialmente
    workspace.GlobalWind = baseWind
    
    -- Espere a quantidade de atraso antes de iniciar rajadas
    task.wait(gustCycleDelay)
    
    while true do
    	for i = 1, gustIntervals do
    		local f = math.sin(math.pi * dgf * i)  -- Use a função sin () para aumentar a velocidade
    		workspace.GlobalWind = baseWind + f * gust  -- Defina o vento global para vento base + rajada
    		task.wait(dg)
    	end
    	workspace.GlobalWind = baseWind  -- Redefinir vento global para vento base no final do ciclo de rajadas
    	task.wait(math.random() * gustCycleDelay)  -- Espere uma fração aleatória de atraso antes do próximo ciclo de rajadas
    end

    Fonte: https://create.roblox.com

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