Our Vision for the Roblox Economy


Desde os primeiros dias, a economia do Roblox foi impulsionada por nossos criadores. Ao longo dos anos, sua engenhosidade tornou nossa economia vibrante e dinâmica e, até 2022, o PIB de nossa plataforma1 tinha crescido para se tornar tão grande quanto o de alguns países.

Imagine Roblox como uma nação com pessoas produzindo e vendendo bens e serviços e outras comprando ou consumindo. Todos os dias, 66 milhões de visitantes chegam ao Roblox de 180 países para desfrutar de experiências imersivas, educação, conexões sociais, produtos virtuais e muito mais. Resumindo, Roblox se tornou uma das maiores economias virtuais2 na terra.

Assim como nossa plataforma, nossa visão para nossa economia é que ela modele e reflita o mundo real, mas com a capacidade de ir além ao superar as limitações físicas. Então, hoje, queremos compartilhar os três princípios fundamentais por trás dessa visão: primeiro, nossa economia deve ser perfeita para qualquer pessoa participar; em segundo lugar, deve servir à nossa comunidade; e terceiro, deve capacitar criadores de todos os tamanhos para lançar e escalar um negócio.

Estamos construindo uma das maiores plataformas imersivas do mundo para conexão e comunicação. Existem várias maneiras de os criadores ganharem no Roblox, inclusive criando produtos virtuais. Eles também podem criar experiências envolventes, como as milhões que já construíram, nas quais as pessoas gastaram 14,5 bilhões de horas somente no primeiro trimestre de 2023.

Isso se traduz em uma oportunidade econômica significativa para nossa comunidade. Em 2022, nossos criadores ganharam US$ 624 milhões e US$ 182 milhões adicionais no primeiro trimestre deste ano. Houve mais de 3,2 bilhões de transações virtuais em 2022 e outras 900 milhões durante o primeiro trimestre de 2023. No ano passado, os dez criadores de maior lucro ganharam uma média de $ 23 milhões cada, e quase todos os criadores em nossos 500 principais ganharam pelo menos $ 140.000.3

Mas não são apenas os ganhadores de alto nível que estão construindo negócios de sucesso no Roblox. Uma olhada no crescimento de nossos 1.000 principais criadores nos últimos três anos ilustra a oportunidade. Desde então, o crescimento dos ganhos do milésimo criador com maior ganho foi quase três vezes o do criador número 10. E o criador número 1.000 ganhou $ 55.000 no ano passado.

Para muitas pessoas, ganhar no Roblox é uma oportunidade de reinvestir em si mesmas e criar novas experiências ou itens para nossa comunidade descobrir e amar. Enquanto muitos são criadores individuais, muitos outros estão usando esses ganhos para contratar funcionários e construir (ou aumentar) equipes de criadores, algumas das quais chegam a dezenas.

Esse ecossistema existe desde o início e nosso objetivo há muito tempo é tornar o Roblox um lugar onde abundam as oportunidades econômicas. Fizemos muito progresso em direção a esse objetivo até agora e estamos apenas começando.

A participação em nossa economia deve ser perfeita para qualquer um

A participação é a dinâmica que impulsiona nosso volante econômico: mais criadores criam mais conteúdo que as pessoas descobrem e compram, o que leva a mais oportunidades para os criadores. E isso leva a mais pessoas interessadas em comprar suas criações e passar o tempo no Roblox.

Grande parte dessa participação acontece em Mercado, onde as pessoas compraram 1,8 bilhão de itens de avatar em 2022 e onde aproximadamente 40% de nossos usuários ativos mensais visitam todos os meses para atualizar seus avatares. Também fizemos melhorias significativas na forma como os consumidores descobrem coisas que amam e como os criadores podem se expressar.

Recentemente, começamos a deixar Criadores de UGC fazer Limitados, dando a eles controle sobre quantos itens produzir e, ao mesmo tempo, ganhando com cada revenda. Por exemplo, artista 3D Youri Hoek é popular por criar itens primorosamente detalhados e obteve ainda mais sucesso com Limiteds. No final de junho, o raro de Youri capacete dourado estava revendendo a 7,4 vezes o preço original. Muitos outros criadores estão vendo resultados semelhantes e quase 80% dos itens revendidos são vendidos por mais do que o custo original. Ao dar aos criadores a capacidade de especificar a quantidade de seus itens e permitir que eles sejam revendidos, introduzimos dinâmicas de mercado que beneficiam criadores, compradores e vendedores.

Além disso, ao criar itens, você pode vendê-los no Marketplace ou em experiências — suas ou de outras pessoas. Isso significa que você pode ganhar no Roblox independentemente do tipo de criador que você é.

Quando um afiliado comercializa o item de outro criador, ele recebe uma comissão de 40% sobre cada venda. Um exemplo é de Muneeb Parwaz Criador de Avatar do Catálogoque é atualmente uma das maiores bilheterias4 experiências no Roblox. É um lugar onde mais de 15 milhões de pessoas vão todos os meses para fazer compras com os amigos e experimentar novos looks para seus avatares.

Qual é o próximo

Até o final do ano, planejamos aumentar a variedade de itens que a comunidade pode criar além de roupas e acessórios para incluir o que muitos consideram um aspecto importante de sua identidade — corpos e cabeças. Essa inovação representa uma nova dimensão para o Roblox, pois as pessoas terão milhares de novas opções de roupas e outras formas de fazer com que seu avatar reflita sua individualidade. E, por sua vez, os artistas terão mais oportunidade de rentabilizar a sua criatividade. Estamos entusiasmados por vê-lo continuar a crescer e evoluir.

Acreditamos que quanto maior e mais diversificada for nossa comunidade, melhor poderemos cumprir nossa visão de oferecer algo para todos no Marketplace. Em 2019, convidamos um grupo de criadores para criar ativos de avatar do Marketplace como parte de nosso programa UGC. À medida que aumentamos lentamente esse grupo, ficamos constantemente impressionados com sua criatividade. Portanto, em breve, abriremos a capacidade de criar e publicar no Marketplace para todos os usuários verificados que estejam em situação regular.

Estamos empenhados em adotar uma abordagem extremamente cuidadosa para expandir o programa UGC, de modo que apenas aqueles qualificados possam participar, e as violações da política serão vinculadas às contas verificadas. Isso garante responsabilidade e impede que os criadores liberem conteúdo que não esteja alinhado com nossos Padrões da comunidade. Em última análise, nossa ambição é promover um ecossistema próspero e diversificado que recompense a qualidade e a originalidade.

Nossa comunidade está no centro de tudo o que fazemos

O Roblox foi desenvolvido para nossos usuários e nossa comunidade está no centro de tudo o que fazemos.

Não criamos experiências nem competimos com nossa comunidade por ganhos. Em 2021 e 2022, nossa comunidade de criadores ganhou US$ 538 milhões e US$ 624 milhões, respectivamente. Esse valor combinado de US$ 1,1 bilhão3 aumentou 164% em relação aos dois anos anteriores, e prevemos que esse número será de aproximadamente US$ 800 milhões somente em 2023.

Também estamos orgulhosos de que uma grande parte dos gastos com o Roblox beneficie os desenvolvedores. Por exemplo, uma média de 76% de todos os gastos em experiências apoiam ou vão para os desenvolvedores:

  • Pagamos 47% para cobrir os custos de suporte às experiências — como hospedagem de infraestrutura, armazenamento, suporte ao cliente, localização, processamento de pagamentos e moderação — que outras plataformas geralmente repassam aos desenvolvedores.
  • Isso nos permite retornar 29%5 diretamente aos desenvolvedores.
  • Isso deixa 24% para cobrir os serviços contínuos e custos operacionais da Roblox, investimentos futuros na plataforma e margens.

Estamos compartilhando esses detalhes porque a transparência é um de nossos valores fundamentais e é a base de nosso relacionamento com nossa comunidade. Nós nos esforçamos para inspirar a confiança dos criadores e continuaremos a compartilhar os dólares reais que devolvemos à comunidade, em vez de porcentagens opacas ou matemática confusa.

Clique aqui para uma explicação detalhada de como ganhe e calcule ganhos no Roblox.

Qual é o próximo

Estamos construindo uma plataforma que permitirá que qualquer pessoa seja um criador, não apenas aqueles familiarizados com o Roblox Studio ou software de criação de conteúdo 3D semelhante. Para fazer isso, estamos possibilitando que as experiências sejam lugares para criar qualquer coisa – uma nova camisa, um chapéu, um avatar, uma casa ou até mesmo uma experiência inteira.

Oferecer às pessoas ferramentas de criação em experiência expandirá a comunidade de criadores de nossa plataforma e abrirá mais oportunidades para se expressar e ganhar.

Oferecemos muitas maneiras para qualquer um ganhar

Ao oferecer uma ampla variedade de maneiras de monetizar, estamos ajudando criadores de conteúdo de todos os tamanhos a diversificar como ganham ou simplesmente escolher o método mais adequado para eles.

Com compras na experiência, pagamentos baseados em engajamento, criação e venda de itens virtuais ou sendo um afiliado, já oferecemos várias maneiras para os criadores gerarem receita seu conteúdo e a capacidade de escolher o que funciona melhor para eles.

As pessoas querem construir conexões significativas com suas marcas e criadores favoritos no Roblox, assim como no mundo real. Então nós recentemente lançou nossos anúncios imersivos sistema, que permite que as marcas alcancem e envolvam nossos usuários, ao mesmo tempo em que permitem que os desenvolvedores que exibem anúncios em suas experiências ganhem. Os anúncios imersivos oferecem a oportunidade de ganhos incrementais sem afetar negativamente a experiência ou o engajamento do usuário.

Para escalar esse novo negócio de anúncios, anunciamos recentemente nosso Programa de Parceria Roblox . Sua abordagem voltada para a comunidade envolve uma ampla rede de defensores da plataforma – de estúdios de desenvolvimento Roblox a adotantes iniciais entre agências, marcas e vendedores terceirizados – na criação de um ecossistema de marca baseado em educação e melhores práticas. As áreas de foco do programa incluem educação de plataforma, pesquisa e medição, inovação de produto/conteúdo e anúncios imersivos.

Acreditamos que essa colaboração ajudará as marcas a criar uma presença persistente, autêntica e envolvente na plataforma, além de agregar valor às pessoas no Roblox.

Qual é o próximo

À medida que olhamos para frente, estamos construindo as ferramentas para os desenvolvedores criarem assinaturas dentro de sua experiência. Isso os ajudará a estabelecer um relacionamento econômico recorrente com seus usuários e aumentar potencialmente a previsibilidade de seus ganhos. Isso também ajudará a garantir que nossos usuários tenham um fluxo constante de conteúdo relevante para eles. Este é apenas um de nossos passos para oferecer um amplo conjunto de maneiras pelas quais os criadores podem ganhar.

Tornando nossa visão uma realidade

Quando pensamos no futuro da Roblox, imaginamos uma plataforma onde qualquer pessoa pode ser comprador, criador, vendedor, curador ou proprietário de propriedade intelectual. Imaginamos novas categorias de itens e serviços virtuais, com uma economia de bens virtuais baseada na escassez, como no mundo real. Mais adiante, vemos a capacidade de comprar bens do mundo real dentro de uma experiência. Criadores, incluindo empresas e marcas de todos os tamanhos, já querem um lugar no Roblox e, quando esses e outros recursos forem lançados, esperamos que ainda mais desejem o mesmo.

Vez após vez, vemos que, quando damos aos nossos criadores ferramentas e oportunidades poderosas, eles criam coisas além do que jamais poderíamos prever. Por mais ambicioso que pareça, acreditamos que muitas novas carreiras, indústrias e modelos de negócios nascerão no Roblox. Mal podemos esperar para ver o que nossa comunidade constrói.


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